As recordações já não são muito claras. Mas por muito que o tempo passe, fica retido o que de melhor os momentos nos podem proporcionar! Olhando para o contexto temporal, não sei como é que já passaram 9 anos desde que, um grupo de miúdos ambiciosos decidiu organizar um festival na Secundária do Marco.
E assim, no dia 23 de Março do longínquo ano de 2001, foi levado a palco o primeiro Back to School da história daquela escola. Um palco bem difícil de montar!
A ideia era proporcionar a todos os alunos e ex- alunos uma tarde de convívio, englobando espectáculos que fossem para além da música.
As hostilidades foram abertas por um grupo de música popular, alimentando a ideia que não se poderia deixar ninguém de fora do espectáculo. Dani e Elas brindaram o publico com uma actuação recheada de boa disposição, obtendo da plateia uns enormes sorrisos e assobios... só para Elas!
Segui-se a actuação da única banda não oriunda de Marco de Canaveses, os Flunky, banda de covers bastante esforçada que deixou no ar a ideia geral que seria melhor praticar bem mais antes de se apresentarem em palco. Deixaram a plateia ansiosa pela chegada de músicos mais competentes!
Antes de subir ao palco mais uma banda, o publico abriu espaço, literalmente, para uma demonstração de Capoeira, que foi muito aplaudida por todos.
Voltando à música, foi a vez dos Yell subirem ao palco. Pedro Quelhas, Victor Duarte, Marco Barreiros e Marcos Queirós arrebataram os primeiros grandes aplausos do publico, dando um excelente concerto.
O encerramento do festival ficou a cargo dos Clay, banda de Tiago "Jaymz" actualmente nos Lhabia, que detonou a plateia. Entrando ao som de StarWars, a banda transformou a até lá calma plateia, num motim digno de se ver! Tocaram até ao escurecer e até acabarem as forças dos resistente. Foi sem duvida uma tarde bem passada!
E assim, passados 9 anos, foi publicado algo sobre o primeiro Back to School! 9 anos repito...
Não é possível fazer paralelismos entre 2001 e 2010. Simplesmente há que enaltecer que a música está sempre presente... desde os tempos em que íamos ao Porto comprar CD`s e depois da viagem até ao Marco de comboio já sabíamos as letras todas de cor, até aos tempos de hoje que esses prazeres estão à distancia de um clic...
Vejo-vos amanha, 2010...
bruno Nogueira
ta ai grande falha... nem por teres as fotos... lê bem os membros das bandas...
ResponderExcluirQue bom haver um blog que me faça recordar os melhores tempos que vivi! Quem me dera que o Back To School fosse o que antes era! As saudades são imensas, era um espirito muito diferente do que se vive agora. Não havia a cena de ter que trazer uma banda conhecida, o pessoal delirava na mesma com bandas de garagem, do que melhor que se produzia no Marco!
ResponderExcluirLembro-me bem dos Yell, grandes musicas que tinham, e os Clay traziam uma energia magnifica.
O tempo corre, mas as memórias, mesmo vagamente, ficam sempre.
Sr Anónimo:
ResponderExcluir... desde já quero dizer que tem razão em relação aos membros dos Yell. Faltou referir o Mauro, membro actual de outros projectos oriundos de cá do Marco. Como tal, espero que aceite as minhas desculpas sr...sei lá o quê.
bruno Nogueira
Penso que há aí uma grande falha..quem organizou, e arranjou meios de financiamento patrocinios, etc, foi a Associação de Estudantes, ainda hoje reconhecida como quem fundou o back to school amigos, é só para corrigir e claro o Dinis apesar de não fazer parte da AE deu uma preciosa ajuda assim é que está correcto.
ResponderExcluirSr. Presidente,
ResponderExcluirentão houve uma omissão, não uma falha. Os elementos da AE também são ex-alunos. Por acaso não me lembro quem fazia parte da AE. Ainda se lembra?
Cumprimentos
Também tens razão :). Claro que lembro eu fazia parte, Pedro Daniel , João Couto , Abel Silva(lameiras), Luis Brás, Nuno Gil, Ana Luísa Costa, Zé Luís, Renato Coelho,entre outros, mas não quero importância foi só mesmo para esclarecer;). Realmente, Dani elas que grande falhanço lol, onde andava eu com a cabeça....apesar de sempre ouvir e apreciar todos os estilos de música, preferindo sempre o grunge, foram caminhos errados... mas deu para aprender :) Foram grandes tempos e grande ano esse também conseguimos no dia do estudante 21 de Março de 2001 os grandes Clã que estavam no auge! Foi um ano em grande mesmo! Aquele abraço Nogueira;)
ResponderExcluir